Pesquisar
Close this search box.

Sonda Parker: 95% da Jornada Solar feita com Sucesso; diz NASA

Sonda Parker: 95% da Jornada Solar feita com Sucesso; diz NASA

Lançada pela NASA, a Parker Solar Probe, está fazendo história. Ela já completou 95% do seu trajeto até o Sol, e está indo muito bem! Esta missão não é só mais um marco na exploração espacial, mas também uma chave para entender muitos mistérios sobre a nossa estrela mais próxima.

Na sua 20ª aproximação do Sol, a Parker Solar Probe atingiu a incrível velocidade de 635.266 quilômetros por hora, marcando recorde de velocidade. Além disso, mesmo passando por um percurso tão arriscado, a sonda continuou funcionando perfeitamente e sem nenhuma alteração, segundo a NASA.

Por Que Esta Missão É Tão Importante?

Imagine ter a chance de ver o Sol de perto, é exatamente isso que a Parker Solar Probe está fazendo. Ao ser lançada em agosto de 2018, ela foi projetada para se aproximar mais do Sol do que qualquer outra já feita pelo homem. E não é algo somente simbólico. A sonda está chegando a cerca de 6 milhões de quilômetros da superfície solar. 

Quais São os Objetivos da Parker Solar Probe?

Um dos grandes mistérios que estamos tentando resolver é porque a corona solar, que é a camada mais externa da atmosfera do Sol, é super aquecida. Enquanto a superfície do Sol está a “apenas” 5.500 graus Celsius, a corona pode atingir milhões de graus. A Parker Solar Probe está nos ajudando a descobrir o porquê desse calor extremo na corona.

Imagem/Reprodução: Nasa/Johns Hopkins APL)

Já o vento solar é basicamente um fluxo contínuo de partículas carregadas que o Sol está sempre mandando para fora. Isso influencia tudo no nosso sistema solar, até aqui na Terra. Se entendermos melhor como ele funciona, dá para prever e se preparar melhor para qualquer coisa que possa acontecer no clima espacial.

As tempestades solares podem ter um grande impacto na Terra, afetando satélites, redes elétricas e comunicações. Com a Parker Solar Probe, os cientistas esperam melhorar nossas previsões sobre esses eventos.

A Jornada da Sonda

A sonda está aguentando temperaturas e radiações super altas, tudo graças ao seu escudo térmico sensacional. Esse escudo aguenta até 1.377 graus Celsius, protegendo todos os instrumentos científicos lá dentro. Ela já fez várias passagens pelo periélio, que é o ponto mais perto do Sol na órbita dela, e tá recolhendo dados incríveis.

Descobertas e Impacto

Os dados que a Parker Solar Probe está mandando de volta estão mudando totalmente como entendemos o Sol. Por exemplo, descobrimos que o vento solar é bem mais complicado do que a gente pensava. Ele tem umas estruturas giratórias chamadas “switchbacks” que tão sendo estudadas até agora.

Essas descobertas não são apenas de interesse acadêmico. Elas têm um impacto prático enorme, tipo melhorar as nossas previsões de tempestades solares, que podem causar um estrago aqui na Terra. E esses dados são essenciais para missões futuras com tripulação, como para Marte e outras partes do sistema solar, porque a radiação solar é um dos maiores riscos para os astronautas.

O Futuro da Missão

Com 95% do percurso completado, a Parker Solar Probe está se aproximando de suas fases finais. Cada nova órbita traz a sonda mais perto do Sol, prometendo ainda mais descobertas fascinantes. A missão está planejada para durar até 2025, então ainda há muito por vir.

Conclusão

A missão Parker Solar Probe é uma prova de como a nós, como humanos, conseguimos explorar e entender o universo. À medida que ela vai chegando mais perto do Sol, continua mandando dados super importantes que vão mudar completamente o jeito que a gente entende essa estrela que sustenta a vida aqui na Terra.

É emocionante acompanhar essa missão não só para os cientistas, mas para todos nós que dependemos da tecnologia afetada pelo Sol. A Parker Solar Probe tá mesmo ampliando os limites do que a gente pode fazer na exploração do espaço.

LEIA TAMBÉM:

📲 Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e colegas nas redes sociais.

Clique nos ícones abaixo. Juntos, podemos expandir essa comunidade tech!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.